Laboratórios
Desde fevereiro de 2011 estamos com o Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura em pleno funcionamento. A sua implantação foi muito importante, pois além de proporcionar uma nova técnica de análise, permitiu que nossos alunos se aprofundassem na sua utilização e, principalmente barateou os custos de pesquisa na UFAM como um todo. Este equipamento, sem dúvida, está sendo um diferencial nos trabalhos de pesquisa realizados na UFAM.
Em 2011 foram liberados recursos da ordem de R$ 475.000,00 do projeto Investigação da Potencialidade dos Carbonatos da Bacia do Amazonas como Reservatório: Estudos Diagenéticos e Geoquímicos, aprovado junto a PETROBRAS. Esse projeto conta com recursos para compra de material de consumo para a sala limpa (reagentes, resinas, savilex entre outros), além de chapas elétricas e forno de micro-ondas. Em julho de 2012 tivemos a conclusão das obras de construção da sala limpa aprovada no projeto FINEP de 2009 da UFAM. Esperamos que até final de 2013 o laboratório esteja preparando amostras para análises de isótopos que serão enviadas para leitura por TIMS ou ICP-MS na UFPA, UNB ou UFRGS. Inicialmente está previsto abertura para análise de isótopos de Rb-Sr, Sm-Nd e Pb. Isso vai garantir que até o final de 2012
Além desses novos laboratórios o PPGGEO conta com os laboratórios do Departamento de Geociências: laboratórios de microscopia, geoquímica (com um cromatógrafo iônico), laminação (com novos equipamentos de preparação de amostras), difração de raios-x, sensoriamento remoto e geofísica; e da Universidade Federal do Amazonas como um todo, especialmente os laboratórios de espectrometria de absorção atômica, fluorescência de raios-x e infra vermelho e de análises termogravimétricas.
Recursos de Informática
Cada aluno tem um computador de uso exclusivo para desenvolver suas atividades com acesso remoto a internet (wireless) e impressora e scanner.
Biblioteca
A Universidade Federal do Amazonas tem, nos últimos anos, obtido recursos extras para ampliação das bibliotecas (R$ 820.000,00 para o ano 2008), inclusive projeto de bloco exclusivo que agregue as bibliotecas setoriais já está em fase de final de elaboração e com recursos alocados por emenda constitucional. Cada professor elencou a demanda bibliográfica necessária para o desenvolvimento das pesquisas discentes e esta demanda foi repassada ao órgão responsável da Universidade. Além disso, novos livros foram adquiridos pelos projetos Casadinho II e de Infra estrutura da FAPEAM e houve ampliação da capacidade de acesso a rede interna de internet da UFAM o que facilita a obtenção de artigos on line.
Outras Informações
Além da nossa infra-estruturas também são usadas a infra-estruturas de insticuições parceiras como laboratórios do INPA e da CPRM-MA.