PPGI | (92) 3305-1181 Ramal 1193 / (92) 99128-5875 |
O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) informa que o Edital 076/2019 - PROPESP/UFAM, que trata da Seleção para o Curso de Doutorado, em 2020/01, SEM POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE BOLSA, já está disponível.

O Edital de Seleção para o ingresso em 2020/01 pode ser obtido neste link.

O Curso de Doutorado destinam-se, preferencialmente, a graduados nas áreas de Computação, Matemática, Estatística e Engenharias Elétrica, Eletrônica e da Computação, e afins.
Para ingresso, o candidato passa por um processo seletivo que envolve comprovação de submissão de artigo científico, análise de proposta de tese, análise curricular e cartas de recomendação.

DATAS IMPORTANTES
  • Inscrição e Entrega de Documentação: de 13 a 15 de Janeiro de 2020.
  • Divulgação do Resultado Final da Seleção: 28 de Fevereiro de 2020.
  • Início das Aulas: 09 de Março de 2020.
INSCRIÇÃO

Como se inscrever: as inscrições só poderão ser efetuadas de forma online através do sistema de inscrição disponível no endereço http://selecaoppgi.icomp.ufam.edu.br.
Todo o processo é eletrônico e a apresentação da documentação necessária também.
Desta forma, é necessário que os formulários e toda a documentação sejam disponibilizados pelos candidatos no período estabelecido da inscrição.
Para maiores informações e dúvida, é RECOMENDADA A LEITURA COMPLETA DO EDITAL.

ÁREAS DE PESQUISA E VAGAS OFERECIDAS

Ao total, existem 06 áreas de pesquisa no PPGI, que subdividem-se em outras linhas de atuação: Banco de Dados e Recuperação de Informação, Inteligência Artificial, Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Engenharia de Software, Visão Computacional e Robótica.
Estão sendo ofertadas, para o Curso de Doutorado,  06 (seis) vagas regulares e 02 (duas) vagas suplementares.

TAXA DE INSCRIÇÂO

Para o pagamento da taxa de inscrição o seguinte procedimento tem que ser seguido:
A GRU (Guia de Recolhimento da União) é gerada no site do Ministério da Fazenda, portal SIAFI, que pode ser acessada pelo endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.
No site do Portal SIAFI deverão ser preenchidas as seguintes informações:
Unidade Gestora (UG): 154039 (vai aparecer automaticamente FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS no Nome da Unidade).
Gestão: 15256.
Código de Recolhimento: 28832-2 (vai aparecer automaticamente: SERVIÇOS EDUCACIONAIS na Descrição do Recolhimento).
Depois clica-se em AVANÇAR e preenche-se:
Número de Referência: 50103003 (É um número que referencia o Programa).
Competência: mm/aaaa (coloca-se o mês e ano em que se está fazendo o pagamento).
Vencimento: não precisa ser preenchido.
CPF do candidato.
Nome do candidato.
Valor: R$ 100,00.
Depois clica-se em EMITIR GRU.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

- Ficha de Inscrição, disponível em http://selecaoppgi.icomp.ufam.edu.br ;
- Cópia do Diploma de Graduação (ou declaração de conclusão de curso de graduação), devidamente reconhecido pela Instituição de Ensino;
- Cópia do Histórico Escolar da Graduação (mesmo que incompleto para os formandos);
- Curriculum Vitae, no formato Lattes (lattes.cnpq.br) com Comprovantes;
- Projeto de Tese para doutorado (item 4.3 do edital);
- Artigo e Comprovante de Submissão de artigo para Periódico no estrato superior da CAPES Qualis da área de Computação;
- Duas Cartas de Recomendação, disponíveis durante o processo de inscrição no site do PPGI.
- Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) através da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no portal SIAFI do Ministério da fazenda. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria do Programa ou no site do PPGI.
Carta de Aceite do Orientador,  exclusivo para candidatos ao curso de Doutorado (disponivel neste link)

Todo o processo de inscrição deve ser realizado através do formulário eletrônico.
Neste formulário, será gerado o requerimento de inscrição e deverão ser anexados todos os documentos listados abaixo no momento solicitado.

A relação de documentos a serem enviados digitalmente estão disponíveis no Edital de Seleção.

Vale ressaltar que este Edital NÃO POSSIBILITA A CONCESSÃO DE BOLSA DE DOUTORADO.

ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA

Programa de Pós-Graduação em Informática
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Av. Rodrigo Otávio, 6.200, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.
Setor Norte do Campus Universitário
CEP 69080-900. Manaus/AM.